19.11.13

Resenha - Divergente

A algum tempo terminei de ler o livro Divergente, e posso dizer que é um livro ótimo. Publicado pela editora Rocco, e escrito pela escritora americana Verônica Roth e primeiro livro da trilogia Divergente (Insurgente e Convergente).

DivergenteSinopse

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.







O livro é uma distopia, muito comparado com a trilogia Jogos Vorazes. O livro narra a história de uma Chicago futurista. A população decidiu que o motivo por um mundo em guerra não poderia ser atribuída a ideologia política, a crença religiosa, a raça ou ao nacionalismo, e sim a personalidade humana. Por isso, os governantes resolveram dividir o país em 5 facções, cada uma atribuída a uma virtude. Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade, os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição, os que culpavam a duplicidade/mentira fundaram a Franqueza, os que culpavam o egoísmo fundaram a Abnegação e os que culpavam a covardia formaram a Audácia. 
Divergent || Via Tumblr
Neste governo, quando os jovens completassem 16 anos, teriam que escolher em qual facção queria tornar-se membro. Por isso, realizavam um teste de aptidão, esse teste iria selar seus destinos, iria decidir em qual facção o jovem iria adequar-se melhor. 

Beatrice é uma menina da Abnegação, que ao completar 16 anos, realiza seu teste de aptidão. Mas seu resultado não foi como o esperado para o governo. Ela é uma Divergente: pertence a mais de uma facção. E Divergentes são considerados perigosos nesse governo.

Quando o jovem escolhe uma facção, ele tem que passar por uma iniciação. Os jovens que não passam na iniciação se tornam sem facções. Eles são responsáveis pelos piores empregos, como empregados, motoristas...

Beatrice resolve escolher a Audácia e muda seu nome para Tris.

A maior parte do enredo conta a história de Tris na iniciação e todos os obstáculos que ela tem que passar para se tornar um membro da Audácia. 

Eu simplesmente amei esse livro, mesmo que tenha comparado muito com Jogos Vorazes. Você sente muita vontade de continuar a leitura, pela sensação de mistério. Esse livro mistura vários gêneros: ação, suspense, romance... É incrível como a autora causou tanto mistério no início com a pergunta "quem será o par romântico da Beatrice" e eu amei isso.

(37) Tumblr




0 comentários:

Postar um comentário